12 de mai. de 2012

Tiger Eyes nas telas do Montclair Film Festival

A exibição do flime "Tiger Eyes" no Montclair Film Festival foi especial pela presença da autora Judy Blume e de seu filho, o diretor Lawrence Blume. Judy atendeu os fãs e autografou livros no hall de entrada do festival. Junto com seu filho, Judy  também deu uma coletiva de imprensa, respondendo a várias perguntas. 

Confiram a matéria do site Northjersey.com.

"Montclair Film Festival exibe Tiger Eyes, com participação de Judy e Lawrence Blume"

Não é incomum para um diretor de cinema dizer que assim que leu um livro, ele sabia que queria fazer uma versão cinematógrafica para ele. É um pouco mais incomum quando o livro em questão foi escrito pela mãe do diretor do filme.

Quando era adolescente, Lawrence Blume leu o livro de sua mãe Judy Blume, "Olhos de Tigre", e imediatamente pensou que ele daria um bom filme.

Disse Lawrence Blume, "De todos os seus livros, este foi o que mais se aproximou do meu coração e de minha própria experiência. Eu imediatamente pensei: Eu quero fazer disso um filme. Naquele tempo em sua vida, ele disse que nem ao menos sabia que poderia se tornar um um cineasta.

Judy Blume é o autora de 28 livros, incluindo "Are You There, God, It's Me, Margaret" (1970), um dos primeiros livros que assumiram questões da puberdade para as meninas como a compra de um sutiã e começo da menstruação. Outros romances conhecidos para crianças e adolescentes incluem "Tales of a Fourth-Grade Nothing" (1972) e"Forever"(1975). Judy Blume é também o autora de três best-sellers para adultos. Ela ganhou 98 prêmios, incluindo o "Library of Congress Living Legends Award".

O Festival de Cinema de Montclair exibe "Tiger Eyes" pela primeira vez na área dos três estados. Ele já esteve em três festivais de cinema, e ainda não foi amplamente divulgado. No Festival de Cinema de Palm Beach, em abril, ele ganhou o disputado prêmio de "Melhor Filme".

Ter o filme exibido em Nova Jersey é especial para ambos os Blumes. Judy Blume, agora com 74 anos, viveu em Elizabeth nos primeiros 37 anos de sua vida, e Lawrence Blume morou lá até quando tinha 12 anos. Judy foi introduzida ao "Hall da Fama" de New Jersey em 2010. Perguntado se ela se considerava uma garota de Jersey, Judy respondeu "totalmente". Hoje ela vive com o marido, o romancista George Cooper, em Key West, na Flórida Já Lawrence Blume é residente da cidade de Nova York.

Em "Olhos de tigre", publicado pela primeira vez em 1981, a jovem Davey, de 15 anos, muda-se com a mãe de New Jersey para Los Alamos, no Novo México, depois que seu amado pai é baleado e morto. No Novo México, Davey conhece um menino chamado Wolf, e seus encontros com ele e seu pai doente ajudam ela a se recuperar de sua própria dor.

Um dos motivos que pelos quais o livro tocou Lawrence era que ele, assim como a heroína do livro, se mudou para Los Alamos quando criança. Em 1976 sua mãe estava divorciada de seu pai, John Blume, e nesse mesmo ano Judy casou com o físico Thomas A. Cozinhas e se mudou para o Novo México. O casal se divorciou em 1978.

"Muitas das experiências geográficas são semelhantes", disse Lawrence. "É sobre uma jovem tentando descobrir sua própria vida, em um ambiente novo, com novas pessoas. Quando eu li o livro, ele me trouxe um monte de emoções e sempre ficou comigo". Ele achou que o livro foi o mais cinematográfico de todos os romances de sua mãe. 

Quanto a trabalhar com sua mãe, que co-escreveu o roteiro, Lawrence comentou com uma risada que as pessoas lhe disseram: "Oh meu Deus, sua mãe sentada ao seu lado no set, todos os dias. Como isso funciona? Vocês vão se matar uns aos outros!".

Na verdade, explicou o diretor, foi benéfico para o processo para ter o escritor lá para voltar depois de uma cena e perguntar: "Você acha que nós conseguimos?". Judy Blume brincou com seu filho, "Vou me lembrar disso, Larry, se algum dia trabalhar juntos novamente."

No set, Lawrence chamou ela de Judy, não de mãe, porque, segundo Judy, "mãe" é como ele a chama fora do set. "Tudo o que ele disse sobre como o livro ressoou nele, nunca entrou em minha mente quando escrevi o livro," Judy disse. "Eu nem sabia até que eu vi o filme e pensei que talvez eu estava escrevendo sobre a perda de meu próprio pai.

"É sobre uma família que tem que lidar com uma crise e começar a avançar."

Embora a narradora é uma adolescente, ambos Blumes acreditam que a história é para todos. "Afinal", disse Judy, "quem experimentou a dor da perda tanto quanto um público mais velho? Tivemos recentemente um cara que se levantou e disse: Eu sou um octogenário e não me diga que isto não é filme feito para mim. Este filme é para mim".
 
Uma coisa que ajudou na adaptação de um livro que se baseia muito em fundir os pensamentos de um narrador para o formato visual do filme, foi a escalação de Willa Holland - uma atriz conhecida por interpretar Agnes Andrews na série de TV "Gossip Girls", disse Lawrence.

"Seu rosto é tão incrivelmente expressivo", observou Lawrence. "Você realmente vê e sente essa emoção quando você vê ela olhando para algo. Havia algo assombroso sobre ela.

Agradar os fãs do livro foi outro desafio para a equipe de roteiristas. Depois que o filme foi anunciado, Judy, que é uma tweeter dedicada (@ judyblume), disse que tinha um monte de comentários dos leitores.

"Recebi um tweet de um fã que dizia: É melhor o Wolf (Lobo) alimenta-la no canyon. E eu disse para Larry, Veja? Veja? Ele tem que alimentá-la. E ele faz isso", ela disse com uma risada.

Embora a história do livro ser definida na década de 1970, o filme se passa agora. Judy disse: "Eu acho que nós criamos um filme onde você realmente não sabe em que tempo é". Há pouco uso de tecnologia no filme, Lawrence explicou, e muitos dos personagens dirigem carros mais velhos - um motivo visual, observou ele, para criar uma qualidade atemporal à história.

"As pessoas são as mesmas, geração após geração", declarou Judy.

Nesse caso, o filme, tal como o livro no qual se baseia, será em torno de um longo tempo.

Fotos:
 
Judy Blume autografa livros no Montclair Film Festival
Lawrence e Judy Blume


1 comentários:

Não vejo a hora de ver esse filme!


Últimas postagens: