16 de mai. de 2015

BravoFACT declara 2015 o ano da cineasta feminina

Atriz e cineasta canadense Amy Jo Johnson irá ancorar o próximo júri BravoFACT:

BravoFACT (Fundação de Assistência ao Talento Canadense) da Bell Media, anunciou que está declarando 2015 como o ano da cineasta feminina. Em um esforço para promover e apoiar a ascensão de cineastas do sexo feminino em todo o país, BravoFACT está empenhando-se com uma garantia de 50% dos seus fundos, em perpetuidade, a projetos com liderança feminina, iniciando com os recebedores do prêmio BravoFACT.

Para ser elegível, o projeto deve ter um produtor e/ ou diretor feminino. Como parte desta iniciativa, cada júri da BravoFACT e da BravoFACTUAL em 2015 irá incluir um proeminente cineasta feminino como jurado convidado.

Ancorando a BravoFACT em 2015, a jurada é a cantora, atriz, roteirista e diretora Amy Jo Johnson (Flashpoint), que está atualmente em desenvolvimento de seu filme de estréia, The Space Between.

"O mandato da BravoFACT sempre foi o de cultivar e desenvolver cineastas canadenses diversos e talentosos e queremos continuar e chamar atenção para o grupo florescente de mulheres talentosas na indústria cinematográfica canadense", disse Tracey Pearce, Vice-Presidente Sênior da Bell Media. "Com esta nova iniciativa, esperamos encorajar mais projetos liderados por mulheres, e estamos ansiosos para o financiamento de uma multidão de curtas-metragens inovadores, tanto roteirizados quanto factuais, este ano".

Disponibilizando recursos para curtas-metragens desde a sua criação em 1995, a BravoFACT prêmia em quatro ciclos no ano: dois ciclos de bolsas para curtas roteirizados via BravoFACT, e dois ciclos de bolsas para projetos de documentários curtos via BravoFACTUAL. O próximo prazo de apresentação para BravoFACTUAL é 1º de abril de 2015. O próximo prazo de apresentação para BravoFACT é 12 de junho de 2015.

Também como parte do "ano da iniciativa da cineasta feminina", a BravoFACT anunciou recentemente a primeira parceria com o festival Women In Film & Television-ATLANTIC (WIFT-ATLANTIC) para um concurso só para mulheres. Lançando no 5º aniversário da conferência WIFT-AT: Mulheres Fazendo Ondas, que será realizada em março, o concurso recebe membros da WIFT-AT interessados em apresentar seus curtas para uma chance de ganhar um prêmio de US$ 35.000.














Sobre a BravoFACT:

A BravoFACT (Fundação de Assistência ao Talento Canadense) da Bell Media, foi criada em 1995 pelo canal nacional de especialidades Bravo. A fundação é o maior financiador de curtas-metragens no Canadá e tem apoiado mais de 1.500 projetos de forma curta em todo o país. BravoFACT é uma divisão da Bell Media, que é propriedade do BCE Inc. (TSX, NYSE: BCE), a maior empresa de comunicação do Canadá.

Original em inglês pode ser lida aqui.

Últimas postagens: